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Glossário
Onde explica:
Onde compra:
Aggro:
Aggro é um estilo de deck, constituído geralmente por Pokémon fortes, onde não há muita estratégia elaborada, apenas atacar e atacar.
Aggro é um estilo de deck, constituído geralmente por Pokémon fortes, onde não há muita estratégia elaborada, apenas atacar e atacar.
Archetype:
Deck (baralho) com uma estratégia determinada e reconhecida pelos jogadores, como por exemplo, Metanite, Bandoom, R-gon, e por aí adiante.
Deck (baralho) com uma estratégia determinada e reconhecida pelos jogadores, como por exemplo, Metanite, Bandoom, R-gon, e por aí adiante.
Ataque (Attack):
1) É quando o seu Pokémon Ativo batalha com o Pokémon Defensor do seu oponente;
2) O texto escrito em cada card de Pokémon, que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter um ou dois tipos de ataques e há casos em que o Pokémon não tem ataques, como por exemplo o Snorlax da coleção EX Dragon Frontiers).
1) É quando o seu Pokémon Ativo batalha com o Pokémon Defensor do seu oponente;
2) O texto escrito em cada card de Pokémon, que mostra o que ele faz quando ataca (um Pokémon pode ter um ou dois tipos de ataques e há casos em que o Pokémon não tem ataques, como por exemplo o Snorlax da coleção EX Dragon Frontiers).
Banco (Bench):
É o local em que os seus Pokémons ficam quando não estão batalhando no momento, lembrando, que eles estão no campo de batalha prontos para se levantar e batalhar, se o Pokémon Ativo Recuar ou for Nocauteado.
É o local em que os seus Pokémons ficam quando não estão batalhando no momento, lembrando, que eles estão no campo de batalha prontos para se levantar e batalhar, se o Pokémon Ativo Recuar ou for Nocauteado.
Card de Apoiador (Supporter Card):
É um tipo especial de card de Treinador que você deve colocar ao lado do seu Pokémon Ativo para ajudá-lo. Os cards de Apoiador são descartados no final de um turno. Você só pode baixar um card de Apoiador por turno e somente a partir do seu segundo turno.
É um tipo especial de card de Treinador que você deve colocar ao lado do seu Pokémon Ativo para ajudá-lo. Os cards de Apoiador são descartados no final de um turno. Você só pode baixar um card de Apoiador por turno e somente a partir do seu segundo turno.
Card de Estádio (Stadium Card):
É um tipo de card de Treinador que fica no campo de batalha. Só pode haver um card de Estádio no campo de batalha, portanto se já houver um card de Estádio no campo de batalha quando você baixar um, descarte o antigo. Você só pode baixar um card de Estádio por turno.
É um tipo de card de Treinador que fica no campo de batalha. Só pode haver um card de Estádio no campo de batalha, portanto se já houver um card de Estádio no campo de batalha quando você baixar um, descarte o antigo. Você só pode baixar um card de Estádio por turno.
Cards de Energia Básica (Basic Energy Card):
São os cards de Energia Grama, Fogo, Água, Elétrica, Psíquica e de Luta.
São os cards de Energia Grama, Fogo, Água, Elétrica, Psíquica e de Luta.
Cards de Energia (Energy Card):
São os cards que dão força para o seu Pokémon e o torna capaz de atacar. Consulte cards de Energia Básica.
São os cards que dão força para o seu Pokémon e o torna capaz de atacar. Consulte cards de Energia Básica.
Cards de Evolução (Evolution Card):
São cards que você pode colocar sobre outros cards de Pokémon Básicos (ou, às vezes, sobre cards de Evolução), para torná-los mais fortes.
São cards que você pode colocar sobre outros cards de Pokémon Básicos (ou, às vezes, sobre cards de Evolução), para torná-los mais fortes.
Cards de Pokémon Básicos (Basic Pokémon Card):
São cards que você pode baixar diretamente da sua mão, no seu turno, para colocar um Pokémon no campo de batalha. Consulte cards de Evolução.
São cards que você pode baixar diretamente da sua mão, no seu turno, para colocar um Pokémon no campo de batalha. Consulte cards de Evolução.
Cards de Treinador (Trainer Cards):
São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então os descarta a menos que esteja escrito o contrário.
São os cards que você usa durante o seu turno, segue as instruções contidas neles e então os descarta a menos que esteja escrito o contrário.
Combo:
Comboem Pokémon TCG é uma combinação, pode ser de Poké-Powers/Poké-Bodies, ataques e por aí vai. É um estilo de deck também, geralmente usado pelos jogadores mais experientes, e
que requer mais habilidade em jogar.
Combo
que requer mais habilidade em jogar.
Condições Especiais (Special Conditions):
Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado e Envenenado são chamadas de Condições Especiais.
Adormecido, Queimado, Confuso, Paralisado e Envenenado são chamadas de Condições Especiais.
Control: Outro estilo de deck, e provavelmente o mais difícil de todos para se jogar. Como se vê pelo nome, a idéia desse estilo é controlar o jogo, geralmente utilizando-se de vários combos para tal. Em termos, é um deck de combo mais evoluído e
elaborado.
elaborado.
Dano (Damage):
É o que costuma acontecer quando um Pokémon ataca o outro. Um Pokémon é Nocauteado se sofrer um total de pontos de dano maior ou igual aos seus Pontos de Saúde.
É o que costuma acontecer quando um Pokémon ataca o outro. Um Pokémon é Nocauteado se sofrer um total de pontos de dano maior ou igual aos seus Pontos de Saúde.
Deckbuild – Deckbuilder:
Deckbuild seria a montagem do deck, assim como deckbuilder é quem monta o deck.
Deckbuild seria a montagem do deck, assim como deckbuilder é quem monta o deck.
Ferramenta Pokémon (Pokémon Tool):
É um tipo especial de card de Treinador que você pode ligar aos seus Pokémons para ajudá-los. Cada Pokémon só pode ter uma Ferramenta Pokémon ligada a ele de cada vez.
É um tipo especial de card de Treinador que você pode ligar aos seus Pokémons para ajudá-los. Cada Pokémon só pode ter uma Ferramenta Pokémon ligada a ele de cada vez.
Fraqueza (Weakness):
Se um Pokémon tem Fraqueza em relação a certo tipo de Pokémon, ele sofre um certo aumento X de dano quando é atacado por Pokémon daquele tipo. A Fraqueza de um Pokémon está indicada no canto inferior esquerdo do card.
Se um Pokémon tem Fraqueza em relação a certo tipo de Pokémon, ele sofre um certo aumento X de dano quando é atacado por Pokémon daquele tipo. A Fraqueza de um Pokémon está indicada no canto inferior esquerdo do card.
Ligar (Attach):
É pegar um card da sua mão e colocá-lo em um de seus Pokémons no campo de batalha.
É pegar um card da sua mão e colocá-lo em um de seus Pokémons no campo de batalha.
Máquina Técnica (Technical Machine – TM):
É um tipo de card de Treinador que você liga ao seu Pokémon. Cada card de Máquina Técnica tem um ataque descrito nele que, quando for ligado ao seu Pokémon, ele poderá usá-lo como se fosse um ataque dele próprio. Os cards de Máquina Técnica são descartados no fim do turno.
É um tipo de card de Treinador que você liga ao seu Pokémon. Cada card de Máquina Técnica tem um ataque descrito nele que, quando for ligado ao seu Pokémon, ele poderá usá-lo como se fosse um ataque dele próprio. Os cards de Máquina Técnica são descartados no fim do turno.
Marcador (Counter):
É o que alguns cards dizem para você colocar num Pokémon para lembrá-lo de algo (um marcador de “Char”, por exemplo). A maioria dos marcadores não vai embora quando você põe o Pokémon no Banco, mas vai embora se você evoluir o Pokémon (com exceção dos marcadores de dano). Consulte marcador de dano e marcador de veneno.
É o que alguns cards dizem para você colocar num Pokémon para lembrá-lo de algo (um marcador de “Char”, por exemplo). A maioria dos marcadores não vai embora quando você põe o Pokémon no Banco, mas vai embora se você evoluir o Pokémon (com exceção dos marcadores de dano). Consulte marcador de dano e marcador de veneno.
Marcador de Dano (Damage Counter):
É um marcador que é colocado no seu Pokémon para mostrar que ele sofreu dano. Ele permanece no seu Pokémon mesmo se o Pokémon for para o Banco ou se for Evoluído. Cada marcador de dano conta como 10 pontos de dano. Consulte marcador, marcador de veneno.
É um marcador que é colocado no seu Pokémon para mostrar que ele sofreu dano. Ele permanece no seu Pokémon mesmo se o Pokémon for para o Banco ou se for Evoluído. Cada marcador de dano conta como 10 pontos de dano. Consulte marcador, marcador de veneno.
Marcador de Queimadura (Burn Marker):
É o que você coloca num Pokémon para lembrar que ele está Queimado. Um marcador queimadura sai do Pokémon se ele for para o Banco ou se for Evoluído. Consulte marcador, marcador de dano.
É o que você coloca num Pokémon para lembrar que ele está Queimado. Um marcador queimadura sai do Pokémon se ele for para o Banco ou se for Evoluído. Consulte marcador, marcador de dano.
Marcador de Veneno (Poison Marker):
É o que você coloca num Pokémon para lembrar-se de que ele está Envenenado. Um marcador de Veneno vai embora quando o Pokémon for para o Banco ou quando ele for evoluído. Consulte marcador, marcador de dano.
É o que você coloca num Pokémon para lembrar-se de que ele está Envenenado. Um marcador de Veneno vai embora quando o Pokémon for para o Banco ou quando ele for evoluído. Consulte marcador, marcador de dano.
Metagame:
O metagame nada mais é como o “meio” em que você está jogando os archetypes que você enfrentará pela frente.
O metagame nada mais é como o “meio” em que você está jogando os archetypes que você enfrentará pela frente.
Morte Súbita (Sudden Death):
Às vezes, os dois treinadores vencem ao mesmo tempo. Neste caso, você participa de uma batalha mais curta de Pokémon, chamada Morte Súbita. Na decisão por Morte Súbita, você usa apenas 1 Prêmio em vez de 6.
Às vezes, os dois treinadores vencem ao mesmo tempo. Neste caso, você participa de uma batalha mais curta de Pokémon, chamada Morte Súbita. Na decisão por Morte Súbita, você usa apenas 1 Prêmio em vez de 6.
No campo de batalha (In Play):
Os seus cards na mesa que estão na área de batalha são considerados “no campo de batalha”. Os cards de Pokémon Básico, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que eles estejam “no campo de batalha”. Os cards que estão no seu deck, na sua pilha de descartes e os seus Prêmios não são considerados “no campo de batalha”, mas os seus Pokémons no Banco são.
Os seus cards na mesa que estão na área de batalha são considerados “no campo de batalha”. Os cards de Pokémon Básico, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que eles estejam “no campo de batalha”. Os cards que estão no seu deck, na sua pilha de descartes e os seus Prêmios não são considerados “no campo de batalha”, mas os seus Pokémons no Banco são.
Nocauteado (Knocked Out):
Se um Pokémon sofre uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Saúde, ele é Nocauteado. Ele vai para a pilha de descartes, assim como todos os cards ligados a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.
Se um Pokémon sofre uma quantidade de dano maior ou igual aos seus Pontos de Saúde, ele é Nocauteado. Ele vai para a pilha de descartes, assim como todos os cards ligados a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.
Pilha de Descartes (Discard Pile):
A pilha dos cards que você descartou. Estes cards sempre ficam voltados para cima. Qualquer um pode olhar estes cards a qualquer momento.
A pilha dos cards que você descartou. Estes cards sempre ficam voltados para cima. Qualquer um pode olhar estes cards a qualquer momento.
Poder Pokémon:
É uma habilidade especial que alguns Pokémons têm. Os Poderes Pokémon estão divididos em duas categorias: os Poké-Powers e os Poké-Bodies. Eles estão escritos no mesmo espaço em que estão os ataques, mas sempre apresentam as palavras “Poké-Power” ou “Poké-Body” na frente de sua descrição para que você veja que eles não são ataques.
É uma habilidade especial que alguns Pokémons têm. Os Poderes Pokémon estão divididos em duas categorias: os Poké-Powers e os Poké-Bodies. Eles estão escritos no mesmo espaço em que estão os ataques, mas sempre apresentam as palavras “Poké-Power” ou “Poké-Body” na frente de sua descrição para que você veja que eles não são ataques.
Poké-Body:
Um Poké-Body é um efeito que afeta um Pokémon e que está sempre ativo, assim que esse Pokémon entra no campo de batalha. O efeito de um Poké-Body dura até o Pokémon sair do campo de batalha.
Um Poké-Body é um efeito que afeta um Pokémon e que está sempre ativo, assim que esse Pokémon entra no campo de batalha. O efeito de um Poké-Body dura até o Pokémon sair do campo de batalha.
Pokémon Atacante (Attacking Pokémon):
É o seu Pokémon Ativo quando ele batalha contra o Pokémon do seu oponente.
É o seu Pokémon Ativo quando ele batalha contra o Pokémon do seu oponente.
Pokémon Ativo (Active Pokémon):
É o seu Pokémon que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.
É o seu Pokémon que está na frente de todos os seus outros Pokémons. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.
Pokémon Bebê (Baby Pokémon):
É um tipo especial de card de Pokémon Básico, que pode evoluir para outros Pokémons. Se um Pokémon Bebê evoluir para um Pokémon Básico, este é tratado como um card de Pokémon Evoluído e não como um card de Pokémon Básico. Cards que fazem referência a Pokémon Básicos também é aplicado nesses cards.
É um tipo especial de card de Pokémon Básico, que pode evoluir para outros Pokémons. Se um Pokémon Bebê evoluir para um Pokémon Básico, este é tratado como um card de Pokémon Evoluído e não como um card de Pokémon Básico. Cards que fazem referência a Pokémon Básicos também é aplicado nesses cards.
Pokémon Defensor (Defending Pokémon):
É o Pokémon Ativo do seu oponente, durante o seu ataque.
É o Pokémon Ativo do seu oponente, durante o seu ataque.
Pokémon do Treinador (Trainers’ Pokémon):
É um Pokémon que tem o nome do seu treinador no título, como o “Holon’s Magnemite”. Você não pode evoluir um Magnemite normal para “Holon’s Magneton”, além de não poder evoluir o “Holon’s Magnemite” num Magneton normal. Trate o Magnemite e o “Holon’s Magnemite” como dois Pokémons completamente diferentes.
É um Pokémon que tem o nome do seu treinador no título, como o “Holon’s Magnemite”. Você não pode evoluir um Magnemite normal para “Holon’s Magneton”, além de não poder evoluir o “Holon’s Magnemite” num Magneton normal. Trate o Magnemite e o “Holon’s Magnemite” como dois Pokémons completamente diferentes.
Pokémon-ex:
Um Pokémon-ex é uma forma mais forte de um Pokémon, com uma desvantagem especial: quando o seu oponente derrotar seu Pokémon-ex, ele pode comprar dois cards de Prêmio, em vez de apenas um.
Um Pokémon-ex é uma forma mais forte de um Pokémon, com uma desvantagem especial: quando o seu oponente derrotar seu Pokémon-ex, ele pode comprar dois cards de Prêmio, em vez de apenas um.
Pokémon:
São criaturas coloridas que batalham para você. Eles são representados por cards de Pokémon Básicos e cards de Evolução.
São criaturas coloridas que batalham para você. Eles são representados por cards de Pokémon Básicos e cards de Evolução.
Poké-Power:
Os Poké-Powers são efeitos que costumam funcionar uma vez por turno nos Pokémons Ativos e nos que estiverem no Banco, se você escolher usá-los. Se o Pokémon estiver sendo afetado por uma condição Especial, você só poderá usar o seu Poké-Power depois de remover a Condição Especial.
Os Poké-Powers são efeitos que costumam funcionar uma vez por turno nos Pokémons Ativos e nos que estiverem no Banco, se você escolher usá-los. Se o Pokémon estiver sendo afetado por uma condição Especial, você só poderá usar o seu Poké-Power depois de remover a Condição Especial.
Pontos de Saúde (Hit Points – HP):
É um número que todos os Pokémons têm. Que diz quantos pontos de dano ele pode sofrer antes de ser Nocauteado.
É um número que todos os Pokémons têm. Que diz quantos pontos de dano ele pode sofrer antes de ser Nocauteado.
Prêmios (Prizes):
São os 6 cards que você separa no começo da batalha (e que ficam voltados para baixo). Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega um dos seus Prêmios da mesa e o põe na mão. Quando tiver recebido o seu último Prêmio, você vence!
São os 6 cards que você separa no começo da batalha (e que ficam voltados para baixo). Cada vez que um dos Pokémons do seu oponente é Nocauteado, você pega um dos seus Prêmios da mesa e o põe na mão. Quando tiver recebido o seu último Prêmio, você vence!
Recua (Retreat):
É o ato de substituir o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémons no Banco. Para Recuar você precisa descartar Energias (ligadas ao seu Pokémon Ativo) suficientes para pagar pelo Custo para Recuar. O Custo para Recuar está impresso no canto direito do card.
É o ato de substituir o seu Pokémon Ativo por um dos seus Pokémons no Banco. Para Recuar você precisa descartar Energias (ligadas ao seu Pokémon Ativo) suficientes para pagar pelo Custo para Recuar. O Custo para Recuar está impresso no canto direito do card.
Resistência (Resistance):
Se um Pokémon tem Resistência a certo tipo de Pokémon, ele sofre um valor “X” de dano a menos quando for atacado por Pokémon daquele tipo. A Resistência está indicada no meio do card. Na parte inferior.
Se um Pokémon tem Resistência a certo tipo de Pokémon, ele sofre um valor “X” de dano a menos quando for atacado por Pokémon daquele tipo. A Resistência está indicada no meio do card. Na parte inferior.
Regras Avançadas
O que conta como um ataque?
Qualquer coisa escrita em uma carta de Pokémon Básico ou de Evolução embaixo da ilustração é considerada um ataque (com exceção de um Poké-Power ou de um Poké-Body), mesmo que ela não faça nada com o Pokémon do seu oponente. Por exemplo, o “Cry for Help” do Pichu, ele não faz nada ao Pokémon do oponente, mas mesmo assim é considerado um ataque.
Qualquer coisa escrita em uma carta de Pokémon Básico ou de Evolução embaixo da ilustração é considerada um ataque (com exceção de um Poké-Power ou de um Poké-Body), mesmo que ela não faça nada com o Pokémon do seu oponente. Por exemplo, o “Cry for Help” do Pichu, ele não faz nada ao Pokémon do oponente, mas mesmo assim é considerado um ataque.
• Se o Pokémon Defensor for um Pokémon Bebê, lance uma moeda para ver se seu turno acabará sem um ataque. (Se seu turno terminar sem um ataque, não passe por nenhuma das outras etapas. Você terminou por agora).
• Anuncie qual ataque o seu Pokémon Ativo irá usar. Não se esqueça de verificar se seu Pokémon Ativo tem energias suficientes para realizar o ataque.
• Anuncie qual ataque o seu Pokémon Ativo irá usar. Não se esqueça de verificar se seu Pokémon Ativo tem energias suficientes para realizar o ataque.
• Se for necessário, faça as escolhas requeridas pelo ataque. (O ataque “Special Circuit” do Rayquaza ex, por exemplo, diz “Escolha um dos Pokémons do seu oponente.” Por isso você escolhe neste momento.)
• Se for necessário, faça qualquer coisa que o ataque pedir para que ele seja realizado. (como, por exemplo, descartar uma carta de Energia para o ataque “Delta Blast” do Salamence, que faz descartar uma carta de energia metálica ligada ao Salamence para que ele seja usado).
• Se for necessário, aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. (Se seu Pokémon tiver sido atingido pelo ataque “Delta Reduction” do Deoxys no turno anterior, por exemplo, o ataque diz que o seu ataque é reduzido em 30. Portanto, quando você for atacar o dano que seu Pokémon causará na verdade serão subtraídos 30 pontos.
• Se seu Pokémon Ativo estiver Confuso, veja agora se o ataque irá falhar.
• Faça o que o texto do ataque lhe pedir. Cause o dano primeiro e depois cuide dos outros efeitos e, por último, Nocauteie qualquer Pokémon que tiver sofrido mais dano do que o seu total de Pontos de Saúde.
• Se for necessário, faça qualquer coisa que o ataque pedir para que ele seja realizado. (como, por exemplo, descartar uma carta de Energia para o ataque “Delta Blast” do Salamence, que faz descartar uma carta de energia metálica ligada ao Salamence para que ele seja usado).
• Se for necessário, aplique quaisquer efeitos que possam alterar ou cancelar o ataque. (Se
• Se seu Pokémon Ativo estiver Confuso, veja agora se o ataque irá falhar.
• Faça o que o texto do ataque lhe pedir. Cause o dano primeiro e depois cuide dos outros efeitos e, por último, Nocauteie qualquer Pokémon que tiver sofrido mais dano do que o seu total de Pontos de Saúde.

A quantidade de dano que um ataque causa não costuma depender da ordem na qual você faz as coisas, mas se você tiver que realizar um ataque com diversas variáveis que possam influenciar no dano, siga estas etapas passo a passo (pule quaisquer etapas quando não se aplica ao ataque).
• Comece com o dano base. Este é o número escrito à direita do ataque, ou, se o número tiver um X, -, +, ou? ao lado dele, será o dano que o texto do ataque o instrui a causar.
• Resolva os efeitos de dano no Pokémon Atacante (como, por exemplo, o efeito da Energia Noturna ou o “Double Shock” do Electabuzz). Depois, se o dano base for 0 (ou se o ataque não causar nenhum dano), pare de avaliar o dano. Você terminou agora. Se não, continue o processo.
• Duplique o dano causado se o Pokémon Defensor tiver fraqueza ao tipo do Pokémon Atacante.
• Subtraia 30 pontos do dano se o Pokémon Defensor tiver Resistência ao tipo do Pokémon Atacante. • Resolva os efeitos de danos das cartas Treinadores e das cartas de Energia no Pokémon Defensor (como a Energia de Metal).
• Aplique quaisquer efeitos relevantes resultantes do último ataque do Pokémon Defensor (o golpe “Granite Head” do Aerodactyl, por exemplo) ou Poké-Powers e Poké-Bodies relevantes.
• Para cada 10 pontos de dano que o ataque causar, coloque um marcador de dano no Pokémon Defensor. (Se nesse momento o dano causado for menor do que 0, não faça nada).
• Agora que o dano foi causado, se o ataque fizer algo além de causar dano, faça todo o resto.
• Resolva os efeitos de dano no Pokémon Atacante (como, por exemplo, o efeito da Energia Noturna ou o “Double Shock” do Electabuzz). Depois, se o dano base for 0 (ou se o ataque não causar nenhum dano), pare de avaliar o dano. Você terminou agora. Se não, continue o processo.
• Duplique o dano causado se o Pokémon Defensor tiver fraqueza ao tipo do Pokémon Atacante.
• Subtraia 30 pontos do dano se o Pokémon Defensor tiver Resistência ao tipo do Pokémon Atacante.
• Aplique quaisquer efeitos relevantes resultantes do último ataque do Pokémon Defensor (o golpe “Granite Head” do Aerodactyl, por exemplo) ou Poké-Powers e Poké-Bodies relevantes.
• Para cada 10 pontos de dano que o ataque causar, coloque um marcador de dano no Pokémon Defensor. (Se nesse momento o dano causado for menor do que 0, não faça nada).
• Agora que o dano foi causado, se o ataque fizer algo além de causar dano, faça todo
Em que ordem se deve fazer as coisas depois do turno de cada treinador?
Normalmente, a ordem na qual as coisas são feitas depois do turno de cada treinador não tem importância, mas se as coisas se complicarem, siga estas etapas passo-a-passo:
Normalmente, a ordem na qual as coisas são feitas depois do turno de cada treinador não tem importância, mas se as coisas se complicarem, siga estas etapas passo-a-passo:
• Coloque marcadores de dano nos Pokémon Envenenados.
• Lance uma moeda pra ver se um Pokémon que está com um marcador de Queimadura vai receber marcadores de dano.
• Lance uma moeda pra ver se um Pokémon Adormecido se recupera e recupere os Pokémons Paralisados que estiverem aptos a se recuperar.
Se um Pokémon não tiver nenhuma carta de Ferramenta Pokémon ligado a ele e aquela carta tiver algum efeito entre os turnos, esse card poderá ser usado a qualquer momento entre os turnos que a pessoa que baixou o Pokémon quiser.
• Lance uma moeda pra ver se um Pokémon que está com um marcador de Queimadura vai receber marcadores de dano.
• Lance uma moeda pra ver se um Pokémon Adormecido se recupera e recupere os Pokémons Paralisados que estiverem aptos a se recuperar.
Se um Pokémon não tiver nenhuma carta de Ferramenta Pokémon ligado a ele e aquela carta tiver algum efeito entre os turnos, esse card poderá ser usado a qualquer momento entre os turnos que a pessoa que baixou o Pokémon quiser.
Se o seu pokémon e o Pokémon do seu oponente forem Nocauteados ao mesmo tempo entre os turnos ou durante um ataque, o treinador que for iniciar o seu turno substitui o seu Pokémon primeiro (e também escolhe a sua carta Prêmio primeiro).
Pagar o custo para recuar pode se tornar confuso com as cartas de Energia Dupla.
É assim que isto funciona: descarte as cartas de Energia um a um, até que você tenha pagado pelo Custo para Recuar (ou, talvez, que você tenha ultrapassado o custo). Uma vez que tenha pagado o custo, você não pode descartar mais cartas.
Por exemplo, suponha que seu Pokémon tem um Custo para Recuar igual à duas Energias Incolor e ele tem duas cartas de Energia Aquática e uma carta de Energia Incolor Dupla ligadas a ele.
Você pode pagar este Custo para Recuar de várias formas: descartando a carta de Energia Incolor Dupla; descartando 2 Energias Aquáticas; ou ainda descartando uma Energia Aquática primeiro e depois a carta Energia Incolor Dupla. No entanto, você não pode descartar todas as suas 3 cartas.
O que acontece se você não puder fazer o que a carta o instrui?
Algumas vezes, uma carta lhe diz para comprar mais cartas do que as que estão no seu deck, ou para procurar por cartas que você não tem no seu deck. Se isto acontecer, faça o que você puder (compre tantos cards quanto forem possíveis, ou pegue os cards que estão no seu deck) e continue batalhando normalmente. Lembre-se de que você perde a batalha se não puder comprar uma carta no início do seu turno; no entanto, você não perde a batalha se não puder cumprir as instruções de uma carta que faz com que você compre mais cartas.
Algumas vezes, uma carta lhe diz para comprar mais cartas do que as que estão no seu deck, ou para procurar por cartas que você não tem no seu deck. Se isto acontecer, faça o que você puder (compre tantos cards quanto forem possíveis, ou pegue os cards que estão no seu deck) e continue batalhando normalmente. Lembre-se de que você perde a batalha se não puder comprar uma carta no início do seu turno; no entanto, você não perde a batalha se não puder cumprir as instruções de uma carta que faz com que você compre mais cartas.
A batalha só pode ter inicio quando os dois treinadores tiverem ao menos um Pokémon Básico na mão inicial de 7 cartas, mas em algumas ocasiões, nem você e seu oponente recebem Pokémons básicos na mão inicial de 7 cartas. Se isso acontecer, os dois devem re-embaralhar seus decks e comprar uma nova mão inicial de 7 cartas e mais nenhuma carta adicional. Outras vezes, apenas um dos treinadores terá um Pokémon Básico em sua mão inicial de 7 cartas. Nesse caso, o outro terá de reembaralhar o deck e comprar uma nova mão inicial de 7 cartas, enquanto que o treinador que tinha um Pokémon Básico em sua mão inicial de 7 cartas tem a opção de comprar uma carta adicional.
Você vence se recebe o seu último Prêmio, ou se o seu oponente não tem como substituir o Pokémon Nocauteado dele por outro do Banco. O que pode acontecer, também, é que os dois treinadores “vençam”, de umas destas formas, ao mesmo tempo. Se isto acontecer, dispute uma batalha com decisão por Morte Súbita. No entanto, se você vencer das duas formas descritas acima e o seu oponente só vencer de uma delas, você é o vencedor!
O que é Morte Súbita?
Se houver necessidade de decidir pela Morte Súbita, batalhe novamente, mas dessa vez cada treinador só usa 1 Prêmio, em vez dos costumeiros 6. Exceto pelo número de Prêmios, trate a decisão por Morte Súbita como uma nova batalha de Pokémons: arrume tudo de novo e tire “cara ou coroa” para ver quem começa. O vencedor desta batalha é o vencedor geral. Pode acontecer que essa nova batalha também chegue a um impasse. Nesse caso, continue batalhando com decisão por Morte Súbita até que alguém vença.
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